quinta-feira, 25 de junho de 2015

Secretário de Agricultura discute dívidas dos produtores rurais em audiência pública na AL




A Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou  na tarde desta terça-feira, 23, uma audiência pública para tratar da problemática envolvendo os agricultores que obtiveram crédito rural junto a programas de financiamento do Governo Federal e estão tendo dificuldades para quitar a dívida por conta da seca que atinge o Ceará. 

Durante o encontro, o secretário de políticas agrícolas da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), João Francisco Carneiro, acrescentou que, por conta da seca, os agricultores estão tendo perda de receita. Segundo ele, em 2012, o Ceará contava com mais de três milhões de cabeças de ovinos, enquanto este ano, há pouco mais de dois milhões.“Esses animais que ajudam no pagamento das dívidas”, lamentou. A proposta da Fetraece, conforme Carneiro, é financiar em dez anos as dívidas de 2012, 2013 e 2014, com bônus de 80% para o agricultor que estiver com as parcelas em dia.

Além de representantes de Movimentos Sociais, do Banco do Nordeste e deputados estaduais, esteve participando da audiência o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Quixeramobim, Antônio Célio de Oliveira, o Celinho.

O secretário classificou como desestimulante a cobrança de dívidas em período de estiagem: “A meu ver, como produtor digo isso com muita clareza, que é um desestímulo muito grande para o produtor o Banco está cobrando estas dívidas depois de quatro anos de dificuldades. Enquanto estamos no município tentando levar um milho mais barato, tentando cavar uma cacimba, tentando resolver, reanimar levando o Programa Inseminação em Bovinos, existem essas coisas, que são desestimulantes”, disse Celinho. 
Fonte:PMQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.