quinta-feira, 25 de junho de 2015

Prefeito sobre mobilização pró-curso de medicina: "Nós vamos mexer essa cidade e precisamos da ajuda de vocês"






Até o dia 10 de julho o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde devem encaminhar dois técnicos para avaliação da estrutura da cidade de Quixeramobim, como uma das etapas para implantação do Curso de Medicina no município. Os técnicos devem permanecer em Quixeramobim por dois dias. 

Com o objetivo de organizar e sensibilizar a comunidade para o acolhimento da comissão ministerial que avaliará os equipamentos e capacidade do corpo funcional para implantação do curso, a Prefeitura Municipal de Quixeramobim promoveu na noite desta quarta-feira, 24, no auditório da UNIQ, uma reunião com diversos representantes de entidades sociais, vereadores, secretários municipais, comerciantes, professores, profissionais da saúde e sociedade civil em geral.

Durante a reunião, a secretária de Saúde Ana Cláudia Pimenta Felício Saldanha e o coordenador da Atenção Básica, Charles Piérry, apresentaram quais foram os critérios que levaram Quixeramobim a ser pré-selecionado, bem como, todos os equipamentos e exigências que o município deve apresentar aos técnicos.

"O Ministério da Saúde exigiu inicialmente 250 leitos hospitalares. Nós temos 280, reunindo tudo. Se somarmos com os leitos dos outros sete municípios da região de saúde, que celebramos convênio, porque o Ministério nos dá essa possibilidade, chegamos a cerca de 800. Então eu não tenho dúvidas que vamos conseguir, mas precisamos do trabalho em equipe de toda a sociedade", disse Charles.

A secretária de Saúde Ana Cláudia Pimenta considerou a pré-seleção de Quixeramobim resultado de um trabalho de longa data: "Hoje foi uma noite de festa. Estamos comemorando todos os feitos de administrações anteriores. Na verdade essa conquista vem de longos anos. Desde o Hospital Regional Dr. Pontes Neto, a vinda das primeiras Universidades/Faculdades, das Equipes de Saúde da Família que veio se formado. É um processo de conquista e Quixeramobim sempre foi vencedor, porque sempre respeitou o indivíduo, a necessidade dele e garantiu essa assistência que ele precisava".

O evento contou ainda com uma palestra motivacional proferida pelo arquiteto urbanista e coordenador do Plano Quixeramobim 2020, Paulo Angelim: "Nenhuma cidade no mundo se desenvolve sem conhecimento. Prédios se tornam obsoletos, se deterioram com o tempo. O conhecimento jamais. Ele se renova, se pereniza", disse o palestrante que defendeu a união de forças da população para realização de uma mobilização em prol da instalação do curso de medicina em Quixeramobim.

Além de adesivos e blusas que estão sendo distribuídos para população com a campanha "A Faculdade de Medicina no Coração do Ceará – Quixeramobim, Minha Terra, Minha Vida", foram apresentadas outras sugestões, como mobilizar a população para vestir branco nos dias em que os técnicos estiverem na cidade. Uma idéia que deve ser amadurecida.

O prefeito Cirilo Pimenta agradeceu a presença de todos, enfatizou a importância histórica que tem Quixeramobim na região do Sertão Central, e conclamou a população a participar da mobilização em prol do curso de medicina, seja com adesivos, seja através das redes sociais, ou até mesmo vestir branco para representar o desejo de instalação do curso no município no dia em que os técnicos estiverem na cidade.

"O que nós queremos hoje aqui é dar partida para uma mobilização da comunidade toda. Nós vamos mexer essa cidade e precisamos da ajuda de vocês para envolver nossa população, usarmos as redes sociais, os veículos de comunicação para envolvermos todo mundo. Vamos ficar de branco mesmo, porque é sinal que estamos animados, preparados", disse o prefeito ao discursar.

Cirilo ainda lembrou que o município dispõe de uma estrutura de saúde capaz de lhe tornar apto a sediar o curso: "Nós temos hoje uma estrutura de saúde bem montada, funcional, a disposição da população, trabalhando, prestando um bom serviço e com o funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central e a chegada da Faculdade de Medicina, nós vamos está muito mais preparados para que em um futuro próximo a gente possa ter Quixeramobim como uma cidade universitária também e que possa gerar milhares e milhares de oportunidades de emprego e renda. Então este é um movimento importante, é uma decisão que mudará nossa vida e nós temos certeza que estamos preparados para receber mais esse apoio do Governo Federal na decisão de implantar o curso aqui no município".

Para o prefeito a comunidade quixeramobinense tem um papel importante nesta etapa: "A gente tem que ressaltar todo o esforço, todo o trabalho do povo de Quixeramobim que nos ajuda, se organiza, que se prepara, que sonha, que cobra e que participa na hora que tem que participar quando é necessário o envolvimento da comunidade para as conquistas grandes como esta. Nós temos é que movimentar, cutucar, cobrar, participar, se vestir de branco no dia. Queremos ver todo mundo no dia em que os consultores chegarem para mostrar o envolvimento de uma cidade inteira, viva e preparada para uma decisão final".

Viagem dos técnicos
Dois técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, viajaram na madrugada desta quinta-feira, 25, para o município de Codó, no Estado do Maranhão, para reunião com o secretário municipal Ricardo Torres. Codó foi o primeiro município do Nordeste a receber a visita dos técnicos. O objetivo é avaliar a com o secretário a visita da comissão.

Saiba mais
No mês de abril, o Ministério da Educação pré-selecionou 24 cidades de oito estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. No Ceará, cinco cidades: Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas foram pré-selecionadas para receber novos cursos de medicina em instituições particulares, através do Programa Mais Médicos. 

A iniciativa possibilitará um equilíbrio regional no número de médicos por habitantes, levando faculdades para locais de difícil fixação desses profissionais.
Fonte:PMQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.