Mais uma amostra do projeto Quintas Visuais será aberta, dando sequência à temporada de aberturas de exposições do Dragão do Mar, em Fortaleza: “A Palavra e o Traço”, que tem como tema o arquiteto, urbanista, poeta, cantor e letrista quixeramobiense, Fausto Nilo.
A exposição que tem a curadoria da historiadora Valéria Laena possibilita um passeio pela história de Fausto Nilo, pessoal e profissional. A vernissage acontecerá a partir das 19 horas desta quinta, 11, no Museu da Cultura Cearense. Na ocasião uma apresentação musical homenageará o artista.
Fausto, que já foi homenageado em dezembro do ano passado no próprio Dragão do Mar, em comemoração aos seus 70 anos, quando lançou seu último álbum, “Palavras abandonadas”, terá sua trajetória exposta a partir de desenhos, fotos pessoais, fragmentos de composições, croquis, entre outros.
Com 40 anos de carreira, Fausto assinou grandes obras, como o projeto arquitetônico do Centro Dragão do Mar e da Praça do Ferreira, além de ter mais de 400 letras registradas e parcerias com músicos e intérpretes de renome como Fagner, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Gal Costa, Zeca Baleiro, Simone, Nara Leão e Lulu Santos.
A exposição está dividida em dez seções:
A primeira, QUIXERAMOBIM(1944 – 1955), traz um breve histórico da terra natal de Fausto;
Em FORTALEZA(1956 – 1964) e PRAÇA DO FERREIRA: Década de 1960, o visitante fará um verdadeiro percurso pela cidade de Fortaleza daqueles tempos;
FACULDADE(1965 – 1970) narra as memórias do período em que o artista inicia seu aprendizado como arquiteto;
CONGRESSO DA UNE (1968): Discorre sobre a turbulenta oposição ao regime militar e sua participação no movimento estudantil;
BRASÍLIA E SÃO PAULO(1971 – 1975) aborda o tempo em que Fausto sai do Ceará e começa a trabalhar como urbanista;
A seção RIO DE JANEIRO(1976 – 1988) fala sobre a época da boemia, período em que Fausto inicia suas principais parcerias musicais e compõe as músicas mais consagradas da sua carreira;
FORTALEZA E FAMÍLIA (1988) trata do retorno de Fausto à Fortaleza e a formação do seu núcleo familiar;
ARQUITETURA E URBANISMO(Década de 90): Apresenta os principais projetos arquitetônicos e urbanísticos do artista, entre eles o Dragão do Mar, a Ponte dos Ingleses,a Praça do Ferreira e o Mercado São Sebastião;
FAUSTO NILO 70, fecha a exposição apresentando um pouco da sua carreira musical, com mostra dos discos gravados, fotos atuais, trechos de suas principais composições e áudios de suas canções mais conhecidas.
Serviço: Abertura da Exposição “A Palavra e o Traço”
Data: 11 de junho
Hora: 19h - Abertura
19h30 –Apresentação Musical
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Acesso gratuito
Fonte:quixeramobimagora
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.