domingo, 17 de maio de 2015

Prefeitura de Quixeramobim lança Programa Infoleite II


O município de Quixeramobim detém a maior bacia leiteira do Estado do Ceará, bem como, o maior rebanho bovino. Através da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, a Prefeitura Municipal tem promovido ações de incentivo aos agropecuaristas do município.

Uma dessas ações foi lançada na manhã desta sexta-feira, 15 de maio, durante solenidade ocorrida na Escola Coronel Humberto Bezerra, que contou a participação do prefeito Cirilo Pimenta, do secretário de Agricultura, Antônio Célio de Oliveira, o Celinho, o coordenador de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária da SDA, Márcio Peixoto, o coordenador do território do Sertão Central do MDA, Paulo Moreira, a representante do SEBRAE, Lilian Rodrigues, o presidente do Sindileite, Júnior Carneiro, além do vice-prefeito Tarso Borges, o presidente da Câmara, Everardo Júnior, veterinários, agropecuaristas, como Luiz Girão, produtores do município, representantes de associações comunitárias e de movimentos sociais, dentre outras autoridades.

O Programa Infoleite, que foi criado em 1998, na primeira administração do prefeito Cirilo Pimenta, foi reformulado, ampliado, atualizado e agora terá sua segunda fase de execução. O Infoleite II permanece com o objetivo de contribuir com os agropecuaristas dando suporte para uma maior produtividade em suas propriedades.

O prefeito Cirilo Pimenta agradeceu a presença dos produtores e parabenizou a classe pela garra com que tem lutado diante de um longo período de estiagem. Durante seu discurso, além de garantir apoio em medidas de convivência com a seca, o gestor destacou a importância do programa para a cadeia produtiva, que tem feito do município a maior bacia leiteira do Estado. Quixeramobim tem aproximadamente 60 mil cabeças de bovinos e produz cerca de 130 mil litros de leite por dia.

“Estamos relançando o programa, fortalecendo o programa, chamando mais parceiros, envolvendo mais produtores, até porque o número de produtores cresceu [...] Hoje, se você examinar, quase todos os municípios tem 80% da população morando na cidade e Quixeramobim é diferente, tem em torno de 45% da população morando no campo. Porque a economia rural é forte, porque a criação do gado sustenta as famílias no sertão e é esse um dos objetivos maiores também”, disse o prefeito se referindo ao apoio que será dado aos pequenos pecuaristas para que aumentem sua produção.

Uma das metas do programa é em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), assistir com técnicos e veterinários, 150 propriedades rurais do município até o final de 2015. Além do apoio para melhoramento genético, através do Programa de Inseminação Artificial em Bovinos, o Infoleite II levará aos produtores um modelo de gestão eficiente da pecuária leiteira, através da boa nutrição, manejo e sanidade animal.
Fonte:PMQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.