domingo, 11 de janeiro de 2015

Natura quer investir mais no Norte e Nordeste

Com foco no Norte e Nordeste do Brasil, a Natura pretende continuar, em 2015, ampliando seus investimentos nessas regiões. Em 2014, a empresa chegou a injetar R$ 1 bilhão na região amazônica por meio do Programa Ekos Conexão Amazônia, que ampliou a produção da marca a partir de ingredientes nativos da Floresta cultivados por comunidades extrativistas que residem no local.
"Ceará, Bahia e Pernambuco são os estados mais influentes e os principais mercados para a Natura no Nordeste. Junto com a região Norte, onde foi construído o Ecoparque, esse lado do Brasil se tornou um dos principais mercados de beleza e extremamente estratégico para a Natura, por estar em franca expansão. O reflexo disso são os investimentos nas duas regiões", afirma Daniel Silveira, diretor regional da Natura nas regiões Centro-oeste, Norte e Nordeste.
Segundo ele, com base em dados do Euromonitor, o Brasil é o segundo maior mercado do mundo em consumo de produtos da categoria banho global. "Dentro desse contexto, enxergamos o Ceará e toda a região Nordeste como um mercado consumidor em potencial para a categoria de sabonetes", reforça.
Expansão
Devido à força desse mercado, Daniel Silveira lembra que a Natura duplicou o centro de distribuição da marca localizado em Simões Filho, na Bahia, e expandiu também a sua atuação com ações de experiências das principais marcas e categorias junto a consumidores nordestinos, em shoppings de grande circulação em Salvador, Recife e Fortaleza.
Na região Norte, os recursos investidos pela marca, incluem a construção do Ecoparque, no município de Benevides, no Pará, onde está localizada a nova fábrica de sabonetes da Natura - produtos com amplo consumo no Nordeste.
Segundo a gerente de sustentabilidade da marca, Renata Puchala, o projeto Ekos Conexão Amazônia possui atualmente parceria com 25 comunidades na Amazônia, envolvendo 2.571 famílias. Porém a meta para 2015 é ampliar essa participação. "Nosso compromisso é passar a atender 12 mil famílias na Amazônia e aumentar de 10% para 30% o consumo de matérias-primas produzidas na Floresta", afirma.
Transformação
De acordo com a gerente, o intuito da Natura não é impactar só as comunidades, mas também transformar a economia das regiões. E foi a partir dessa perspectiva que nasceu o Ekos Conexão Amazônia.
"Pensamos em aumentar a escala de impacto da Natura na Amazônia porque (na região) há maior espaço para inovação e também maior carência. Queremos que os negócios da Natura sejam propulsores do desenvolvimento de negócios regionais na Amazônia do Brasil", explica.
Conforme ressalta Renata Puchala, o projeto atua em três frentes: Ciência, tecnologia e inovação; comunidades fornecedoras através de parcerias sustentáveis; e Ecoparque - um parque fabril com 172 hectares de terreno com investimentos da ordem de R$ 200 milhões.
Além da saboaria Natura, tem potencial para abrigar outras 15 indústrias (preferencialmente das áreas de fármacos, fitoterápicos e alimentos).
O propósito é que elas forneçam matéria-prima entre si, a partir do reaproveitamento de resíduos, chegando ao desperdício zero de materiais.
Fonte:diariodonordeste.verdesmares.com.br.

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