terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Sistema de captação de água subterrânea na Barragem de Quixeramobim é modelo para outros municípios
















O município de Quixeramobim convive com os efeitos da estiagem que avança nos últimos anos na região. O principal reservatório da cidade está seco e consequentemente novas medidas tiveram que ser adotadas para garantir o abastecimento da sede urbana.

A Prefeitura Municipal de Quixeramobim, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), não tem medido esforços para garantir o fornecimento de água, mesmo diante das dificuldades que enfrenta todo o Estado.

Um projeto inovador garante que 2 milhões e meio de litros de água por dia sejam captados do subterrâneo da Barragem de Quixeramobim. A água é encaminhada até um ponto de captação e de lá segue para a Estação do SAAE, onde é tratada e enviada para as residências. 

"É um projeto barato. Nós gastamos aqui aproximadamente R$ 30 mil por mês, que seria suficiente apenas para pagar o carro pipa trazendo água de outro açude mais longe", destacou o prefeito Cirilo Pimenta, em recente entrevista à um emissora de televisão cearense.

O sistema de poços que foi implantado na Barragem segue o mesmo modelo adotado no Projeto Pingo D’água, que se tornou uma referência de convivência com a estiagem na zona rural de Quixeramobim. “Esse trabalho todos os dias é incansável. O prefeito tem pedido a nossa presença diariamente na Barragem”, disse Ronilson Rodrigues, diretor do SAAE.
Fonte:PMQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.