A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou nesta quinta-feira, 25, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, em Quixeramobim, a última reunião de diagnóstico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com o objetivo de levantar um inédito perfil dos problemas de infraestrutura que vem criando obstáculos para a prestação de serviços com mais qualidade às comunidades rurais com até 50 famílias.
A iniciativa para o levantamento deste diagnóstico junto ao sistema que cuida do abastecimento d´água e do saneamento nestas localidades partiu da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), na tentativa de viabilizar soluções mais ágeis para melhorar o atendimento já existente e ampliá-lo. “Não há uma política de fortalecimento dos SAAE´s no Ceará. Precisamos profissionalizar o serviço, criar plano de carreira, torná-la autônomo e mais eficaz. É preciso a institucionalização dos serviços”, defendeu o secretário da SDA Dedé Teixeira, que coordenou a reunião ao lado do prefeito Cirilo Pimenta, onde também participaram diretores e coordenadores dos SAAE´s, além de Quixeramobim, dos municípios de Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Deputado Irapuan Pinheiro, Madalena, Milhã, Pedra Branca e Solonópole.
Segundo o secretário Dedé Teixeira, o próximo passo agora é agendar visitas técnicas para o fechamento do diagnóstico, incluir os municípios que não participaram da primeira etapa das reuniões e iniciar a discussão do Plano Municipal de Saneamento e sua aplicação legal. As visitas serão coordenadas por técnicos do projeto São José, vinculado a SDA e que já desenvolve projetos como o Reuso D´água nos municípios de Cascavel, Itatira e Piquet Carneiro com financiamento do Banco Mundial.
Para o resultado dos diagnósticos realizado nos municípios, está sendo avaliada a possibilidade de uma publicação para tornar mais abrangente a divulgação dos problemas detectados, as soluções para sanar essas dificuldades e as possibilidades de novos investimentos. Também participaram do encontro o prefeito de Quixeramobim Cirilo Pimenta e o chefe substituto da Divisão de Engenharia e Saúde Pública da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Récio Ellery.
“O Governo do Estado, através do SDA, pretende dar um apoio, um reforço maior as estruturas dos SAAE’s, pois sabe da importância que esses equipamentos tem no dia-a-dia das pessoas que moram no Interior. Sabem da eficiência que eles vem demonstrando, principalmente nesse momento difícil de seca e a gente viu aqui em Quixeramobim, o grande esforço, o trabalho, a dedicação, a luta, a criatividade, a boa vontade e a persistência em continuar trabalhando e buscar soluções e o Governo chega justamente para tentar cada vez mais fortalecer essas estruturas que tem sido fundamentais nesse momento, através de novos recursos”, disse o prefeito Cirilo.
Investimento
Nas reuniões de diagnóstico o que foi unânime entre os coordenadores e diretores do sistema é a necessidade de investimento em infraestrutura e qualificação profissional. “Temos 10.600 ligações atualmente na sede do município de Boa Viagem e 16 sistemas na zona rural atendendo a cerca de 10.500 pessoas. Temos carência de técnicos capacitados, de investimento para poder tornar o sistema viável para os executores e para a população”, explicou Maria Regina do Vale Almeida, diretora geral do SAAE do município de Boa Viagem.
Essa também é a opinião do chefe substituto da Divisão de Engenharia e Saúde Pública da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Récio Ellery, que participou das reuniões e considera fundamental o aprimoramento da gestão para profissionalizar o uso dos recursos. “Esse início para levantar o diagnóstico vai ser lento, mas precioso para o desenvolvimento do que estamos querendo fazer aqui, que é aperfeiçoar um sistema antigo, já mostrou sua eficiência, mas está deficitário”, explicou Récio. (Com Ascom SDA)
Fonte:PMQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.