Com extensão de 60,1 quilômetros de dutos, a Adutora que trará água do Açude Pedras Brancas, nos limites de Quixadá e Banabuiú, à vizinha cidade, Quixeramobim, já está com cerca de 90% das obras concluídas.
Apenas alguns pequenos trechos, uma estação de bombeamento e uma extensão da área urbana, até a Estação de Tratamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Quixeramobim precisam ser concluídos.
A estiagem que se estende à Quixeramobim afetou diretamente o abastecimento local. As recentes chuvas não foram suficientes para recarregar o principal reservatório da cidade e o maior Açude, o Fogareiro, também não obteve volume considerável e atualmente apresenta 0,1% de sua capacidade.
Para evitar colapso, a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado perfuraram mais de 100 poços profundos. Também foram instalados chafarizes, cerca de 40, nos bairros onde há dificuldade da água chegar às torneiras. “Também criamos um sistema de bombeamento de água do subsolo do Açude Quixeramobim. Uma inovação hídrica para momentos de emergência”, disse o prefeito Cirilo Pimenta em recente entrevista à um Jornal de circulação no Estado.
Fonte:PMQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.