domingo, 6 de dezembro de 2015

3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência










Desde 1998 o dia 03 de dezembro foi escolhido pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Sendo assim convidamos você a conhecer um pouco mais da realidade dessas pessoas, que enfrentam inúmeras limitações em seu cotidiano.
A deficiência pode ser física, visual, auditiva, intelectual, orgânica ou múltipla, quando a pessoa tem mais de um tipo de deficiência. Cada uma dessas formas de deficiência gera necessidades específicas e modifica a vida tanto da pessoa quanto de seus familiares.
Precisamos entender que por mais que vejamos a deficiência localizada em uma pessoa ela só existe porque a sociedade não oferece todos os recursos necessários para que estas pessoas possam desenvolver-se com igualdade de condições com os demais. Assim a deficiência não é individual, mas familiar e social. Todos somos responsáveis por lutar por um mundo em que existam livros em Braille para os cegos, intérpretes de LIBRAS para os surdos, rampas para os cadeirantes entre outros mecanismos sociais chamados tecnologias assistivas que permitam às pessoas com deficiência estudar, trabalhar, divertir-se e participar ativamente das atividades de sua comunidade.
Garantir o direito à educação, saúde, lazer, cultura, convivência familiar e comunitária às pessoas com deficiência é uma responsabilidade compartilhada por todos nós, agentes públicos e sociedade civil. Neste intuito foi criado este ano, em Quixeramobim, o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, cujos objetivos entre outros são colaborar na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, promover e apoiar atividades que contribuam na efetiva integração cultural, econômica, social e política das pessoas com deficiência e formular em parceria com as secretarias e outros órgãos da administração pública políticas públicas de atendimento a esse segmento da população.
Uma das primeiras ações do Conselho foi realizada no dia 10 de novembro: a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com o tema “O desafio na implementação das políticas da pessoa com deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”, na qual foram pensadas propostas de ações em nível municipal, estadual e federal.
“Muito ainda há para ser feito, e a quebra dos preconceitos é um dos passos mais importantes rumo à inclusão de todas as pessoas, independente de suas peculiaridades. Pessoas com deficiência tem direitos como todas as outras e estes direitos devem ser respeitados, bem como suas diferenças vistas apenas como características e não como algo que as torna inferiores aos demais. Todas as formas de preconceito e discriminação devem ser combatidas e denunciadas aos órgãos competentes: Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência, Centro de Referência Especializada da Assistência Social, ao Disque 100, às autoridades policiais e ao Ministério Público”, disse Celiania Silva, conselheira e interlocutora estadual da pessoa com deficiência
Fonte:PMQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.