quarta-feira, 1 de julho de 2015

I Seminário da Educação do Campo do IFCE discute educação no campo em Quixeramobim





Nos últimos dias 25 e 26 de junho, foi realizado no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o I Seminário da Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). 

O Seminário, que foi uma realização do Instituto Federal do Ceará, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário e a Prefeitura Municipal de Quixeramobim, contou com a participação de docentes e técnicos do Instituto, representantes de movimentos sociais e de gestores públicos, incluindo o prefeito de Quixeramobim Cirilo Pimenta e a secretária municipal de Educação Sandra Castro.

O objetivo do evento foi debater uma educação escolar específica associada à produção da vida, do conhecimento e da cultura do campo, formando profissionais técnicos e politicamente preparados para atender às demandas da sociedade.

No primeiro dia do encontro, foi apresentado um diagnóstico da educação do campo no Ceará. Na mesa-redonda, coordenada pela professora Madalena Silva, o professor Dijauma Honório – diretor-geral do campus Iguatu e representante da Câmara de Educação do Campo do IFCE – apresentou um diagnóstico do instituto; seguido da representante da Secretária Estadual de Educação, Silvana Teófilo – que apresentou a realidade do estado nesta área; e dos representantes da FETRAECE e MST, Erbênia Maia e Marcelo Matos, respectivamente, que fizeram a análise a partir da ótica dos sujeitos do processo.
“Quixeramobim é um dos municípios que mais concentram sua população na zona rural. Medidas voltadas à educação também evitam o êxodo rural e fortalecem a permanência no campo. Somos ainda a maior bacia leiteira do Estado e temos o maior rebanho bovino. Parte de nossa economia é proveniente do campo e é lá que devemos intensificar as ações governamentais”, disse o prefeito Cirilo Pimenta que participou do evento.
Além do compartilhamento de ideias e propostas, o Seminário também foi palco de relatos de experiências de entidades, no segundo dia, como a Escola-Família Agrícola Dom Fragoso, que apresentou suas práticas com a pedagogia da alternância; e da Rede de Educação do Semi-Árido (RESAB). A consultora do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Bouzada, apresentou as políticas e diretrizes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Campo (Pronatec Campo).
Compondo ainda a programação do Seminário, houve a Feira da Agricultura familiar, com a exposição e venda de produtos agrícolas e artesanato. Os momentos culturais do evento ficaram por conta da Banda de Lata “Criança Feliz” (Assentamento Recreio), do cantor Cojak e do forró Tome Xote.
Fonte:PMQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.