Destinado a proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com funcionamento nas 24 (vinte e quatro) horas do dia e em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriado e orientar-se pelos princípios da Redução de Danos. Por ser regional, será retaguarda para grupo populacional de 200 a 300 mil habitantes. No caso do caput, o instrumento equivalente deverá indicar o Hospital Geral de referência para o CAPS III regional, garantindo-se apoio qualificado aos usuários que apresentem quadros de abstinência, intoxicação aguda ou outros agravos clínicos relacionados ao consumo de álcool, crack e outras drogas. Tem disponibilidade para acolher casos novos e já vinculados, sem agendamento prévio e sem qualquer outra barreira de acesso, em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, das 07 às 19 horas e é condicionado o recebimento de usuários transferidos de outro Ponto de Atenção, para abrigamento noturno, ao prévio contato com a equipe que receberá o caso. Funciona de forma articulada com a Rede de Atenção às Urgências e emergências, em especial junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), participando diretamente do resgate voltado aos usuários com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com vistas a minimizar o sofrimento e a exposição, de acordo com pactuação prévia; e articula-se com a Rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Região de Saúde a que pertença, para acompanhamento compartilhado de casos, quando necessário. Trabalha de portas abertas, com plantões diários de acolhimento, garantindo acesso para clientela referenciada e responsabilização efetiva pelos casos, sob a lógica de equipe Interdisciplinar com atendimento individual para consultas em geral, atendimento psicoterápico e de orientação, oferta de medicação assistida e dispensada, atendimento em grupos para psicoterapia, grupo operativo e atividades de suporte social, oficinas terapêuticas e visitas domiciliares e institucionais. Além dos atendimentos contemplados é fornecido aos pacientes assistidos refeição diária, na seguinte proporção:
- os pacientes assistidos em um turno (4 horas) receberão uma refeição diária;
- pacientes assistidos em dois turnos (8 horas) receberão duas refeições diárias; e
- pacientes que permanecerem no serviço durante 24 horas contínuas receberão 4 (quatro) refeições diárias;
A permanência de um mesmo paciente no acolhimento noturno do CAPS AD III fica limitada a 14 (catorze) dias, no período de 30 (trinta) dias. Caso seja necessária permanência no acolhimento noturno por período superior a 14 (catorze) dias, o usuário será encaminhado a uma Unidade de Acolhimento.
O CAPS AD conta com o quadro de funcionários seguinte: Coordenadora; Supervisor; Psiquiatra; Clínico geral; Enfermeiros; Técnicos de enfermagem; Psicólogo; Terapeuta ocupacional; Assistente social; Digitadores de Sistema; Recepcionista; Apoios; Motoristas; Cozinheiras; Auxiliar de serviços gerais.
Fonte:smsqxm@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.