quinta-feira, 18 de junho de 2015

Secretarias municipais se mobilizam em Campanha de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa





O aumento da longevidade e a redução das taxas de mortalidade nas últimas décadas mudaram o perfil demográfico do Brasil. Rapidamente deixamos de ser um “País de jovens” e o envelhecimento tornou-se questão fundamental para as políticas públicas.

Atualmente a violência contra o idoso é um grave problema de saúde pública. Dados de 2007 mostram que 12% dos quase 18 milhões de idosos do País já sofreram maus-tratos.

Na última segunda-feira, 15 de junho, Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, teve início as atividades alusivas à campanha. As ações, coordenadas pelas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, iniciaram com a divulgação da campanha nos meios de comunicação locais, uma blitz com panfletagem em diversos pontos estratégicos da cidade e até o dia 30 deste mês, será realizado palestras em todas escolas da rede pública municipal.

A campanha conta ainda com o apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). Ainda durante todo o mês, o CCI (Centro de Convivência dos Idosos) realizará palestras nas comunidades de Uruquê, Belém, São Miguel, Lagoa Cercada, Manituba, Guaribas, Lagoa de São Miguel. Dia 23 será a vez da Casa do Ancião Santo Antônio receber a equipe do CCI.

Fique por dentro dos tipos de violência contra o idoso:
Violência física: Uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar-lhes dor, incapacidade ou morte.

Violência psicológica: Agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar os idosos, humilhá-los ou isolá-los do convívio social.

Abandono: Ausência dos responsáveis (familiares, governamentais ou institucionais) de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção.

Negligência: Recusa ou/à omissão dos cuidados necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. Manifesta-se frequentemente associada a outros abusos, em particular, para as que se encontram em situação de dependência.

Abuso financeiro e econômico: Consiste na exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou uso não consentido por eles de seus recursos financeiros e patrimoniais. Esse tipo de violência ocorre, sobretudo, no âmbito familiar.

Onde denunciar?
O idoso deve denunciar e procurar ajuda, pois tem direito ao respeito, a inviolabilidade de sua integridade física, psíquica e moral. É dever de todos zelar pela dignidade dos idosos.

Se o idoso não denuncia ou não tem condições para isso, é dever dos cidadãos denunciar.

Denuncie qualquer situação de violência contra o idoso!
Fonte:PMQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.