O Departamento de Vigilância à Saúde, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde de Quixeramobim, inicia nesta terça-feira, 05, um trabalho de fortalecimento da campanha de conscientização para se intensificar o combate à dengue no município.
“Trabalhamos a dengue diariamente, mas desta vez mobilizamos um número maior de equipes. Iniciamos nesta terça-feira, 05, nos bairros Vila São Paulo, Cohab e Vila União, com esta força-tarefa e vamos continuar com essa iniciativa nos demais bairros", enfatizou a secretária de Saúde, Ana Cláudia Felício.
Além dos agentes de endemias, estarão participando da ação orientando e alertando a população para os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, os agentes de saúde, funcionários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA).
Durante a força-tarefa, que se estenderá a todos os bairros de acordo com critérios técnicos, os agentes de endemias utilizarão bombas costal para reforçar os trabalhos de pulverização nas ruas da cidade.
“Queria dizer à população que fique consciente. Na hora que nossos agentes tiverem passando, tentem abrir suas portas, porque a gente vai passar de bairro em bairro”, destaca o coordenador municipal do Departamento de Vigilância, Cedric Fernandes.
Alguns cuidados:
- Se a sua casa tiver caixa d’água externa, ela precisa estar bem tampada;
- Tanques de lavar roupas, principalmente aqueles que não são muito usados, não podem estar entupidos, para não acumular água;
- Deixe os baldes virados com a boca para baixo;
- Limpe as calhas da sua casa com frequência;
- Recolha os brinquedos de seu filho do quintal para evitar o acúmulo d’água;
- Tenha cuidado com as garrafas pet, assim como as tampas, eles são recipientes propícios para o mosquito;
- As piscinas merecem atenção. Nas que recebem cloro, é mais difícil o mosquito depositar os ovos, mas é preciso lavar as bordas com esponja;
- Deixar água no pratinho dos vasos de plantas não é legal.
- Se as plantas ficam no lado de fora da casa, não precisam de suporte. No caso daquelas penduradas, uma opção é deixar o prato ao contrário, só para apoiar a planta, ou bem grudado a ela. Outra dica é colocar no prato areia grossa, até a borda. As plantas aquáticas e vasos de rosas merecem atenção. Lave-os com escova e sabão e troque a água duas vezes por semana;
- Pneu: Se você usa para jardinagem, preencha-o com terra ou areia;
- Os bebedouros do seu animal de estimação também são alvo da dengue. Lave-os, com esponja e sabão e coloque água fresca, de preferência, diariamente. Se for viajar, é melhor guardar. (Dicas: Site Combate à Dengue)
Clique aqui e ouça o pronunciamento do Coordenador Municipal do Departamento de Vigilância à Saúde, Cedric Fernandes.
Serviço:
Departamento de Vigilância à Saúde de Quixeramobim
Rua Dom Quintino, 127, Centro, Quixeramobim-CE
Telefone: (88) 3441.1219.
Fonte:PMQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.