terça-feira, 19 de maio de 2015

Quixeramobim cria e capacita 21 Comissões de Prevenção e Notificação de Maus Tratos Contra Crianças e Adolescentes



A articulação do Selo Unicef de Quixeramobim instalou e capacitou 21 Comissões de Prevenção e Notificação de Maus Tratos Contra Crianças e Adolescentes no município. O evento ocorreu nesta terça-feira, 19 de maio, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Composto por professores, pais de alunos e profissionais da Secretaria de Saúde, da Educação e da Assistência Social, as 20 comissões locais, que representam todos os bairros e distritos de Quixeramobim, irão se reunir sempre na última segunda-feira de cada mês, às 16 horas, nas escolas ou Unidades Básicas de Saúde de cada bairro ou distrito. A primeira reunião ordinária das comissões ocorrerá no dia 25 deste mês.

Já a Comissão Municipal de Prevenção e Notificação de Maus Tratos Contra Crianças e Adolescentes, que coordenará o trabalho das outras 20 comissões locais, é formada por membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Quixeramobim (Comdica), do Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS),Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSAD), Hospital Infantil Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e funcionários das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, além de representantes das congregações religiosas do município, tanto católica como evangélica.

A Comissão Municipal se reunirá sempre na 2ª segunda-feira de cada mês, às 14 horas, no Polo UAB. O primeiro encontro ocorrerá dia 08 de junho.

Durante a capacitação das comissões, foram instituídos uma ficha de notificação e um relatório padrão mensal que será elaborado por todas as comissões locais para serem entregues à Comissão Municipal, além do incentivo para que a população adote de forma maciça o uso do Disque 100. “As pessoas que temem denunciar podem fazer isso pelo disque 100. A ideia é que a gente faça um uso intensivo dele”, disse Marcos Machado, articulador do Selo Unicef em Quixeramobim.

O Disque 100 é um serviço gratuito oferecido pelo Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos e tem a competência de receber, examinar e encaminhar denúncias e reclamações, atuar na resolução de tensões e conflitos sociais que envolvam violações de direitos humanos, além de orientar e adotar providências para o tratamento dos casos de violação de direitos humanos, podendo agir de ofício e atuar diretamente ou em articulação com outros órgãos públicos e organizações da sociedade. As denúncias poderão ser anônimas ou, quando solicitado pelo denunciante, é garantido o sigilo da fonte das informações.

Vale lembrar: Dia "D" da Campanha Fora da Escola Não Pode, ocorre nesta quarta-feira, 20 de maio (http://www.quixeramobim.ce.gov.br/noticias/dia-quot-d-quot-da-campanha-fora-da-escola-nao-pode-ocorre-nesta-quarta-feira-20-de-maio/7904#Menu)
Fonte:PMQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.