quarta-feira, 13 de maio de 2015

Cresce número de atendimentos no Hospital Regional Dr. Pontes Neto



O Hospital Regional Dr. Pontes Neto (HRDPN), que é de nível secundário e atualmente encontra-se atendendo também a outros municípios do Sertão Central, como Senador Pompeu, Milhã, Pedra Branca, Solonópole, Quixadá, Banabuiú e Madalena, teve um crescimento significativo no número de atendimentos.


O vice-prefeito de Quixeramobim, Tarso Borges, que tem acompanhado de perto os trabalhos da direção do HRDPN, destaca que mesmo diante das dificuldades a unidade tem sido apontada pela Secretaria de Saúde do Estado como uma das únicas referências em atendimento no interior do Ceará, diante da crise que enfrenta os municípios da região. “Tivemos uma reunião nesta segunda-feira, 11, na Secretaria Estadual de Saúde e foi dito que a única unidade hoje, funcionando bem, é aqui. É o único da região funcionando. Depois daqui tem Canindé”, destacou.



O vice-prefeito lembra que nos últimos meses não faltou mais médicos no Hospital: “Não faltou mais médicos no Hospital, principalmente na emergência. Em 99% do tempo estamos com dois médicos na emergência. Isso 24 horas”.



Além da emergência, todos os dias há a realização de procedimentos cirúrgicos no HRDPN. “Todo dia tem cirurgias de emergência e as cirurgias eletivas. Existiam filas gigantescas e foi estabelecido metas. Os médicos passam o dia fazendo cirurgias. Inclusive tem dias que há duas equipes trabalhando ao mesmo tempo”, disse Tarso se referindo aos atendimentos especializados em traumatologia, ortopedia, obstetrícia, anestesia e cirurgias gerais realizadas pela unidade hospitalar.



Tarso Borges ainda destacou que o hospital estava com uma média de 80 atendimentos por dia e atualmente está chegando a cerca de 250/dia. “Além do atendimento médico, recebem a medicação”, acrescentou.



Funcionários
O vice-prefeito ressalta que outra iniciativa que a direção do Hospital tem tomado é “levantar” a auto-estima dos funcionários. “A direção está fazendo reuniões em cada setor, conversando com os médicos, os enfermeiros, técnicos em enfermagem e mostrando a importância deles nesse processo de melhoramento do atendimento [...] A direção está realizando também uma rotatividade nos plantões”.



Modificações na emergência
Foram realizadas alterações no layout do espaço da Emergência para melhorar o atendimento, reposicionando, por exemplo, a área reservada para os pacientes que necessitam tomar medicação e precisam está acomodados em poltronas.



Ajuda
O HRDPN conta ainda com o apoio do Hospital Infantil Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que fechou o último mês com uma média de 80 atendimentos/dia. “Isso ajuda a desafogar aqui”, lembrou o vice-prefeito.
Fonte:PMQ

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