O governador do Ceará Camilo Santana anunciou em seu perfil, na rede social Facebook, os nomes dos agraciados da Medalha da Abolição. Entre eles está o quixeramobinense, arquiteto, urbanista e compositor, Fausto Nilo.
A farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, que empresta seu nome à Lei Maria da Penha, e o médico José Huygens Parente Garcia também receberão a medalha. A data da entrega está prevista para o dia 25 de abril.
Sobre Fausto Nilo
Fausto Nilo Costa Júnior é cearense, nascido em Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará. Arquiteto e urbanista, professor, compositor e poeta, é formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ainda estudante conquistou a Medalha de Ouro do Primeiro Prêmio Internacional das Escolas de Arquitetura da Bienal de São Paulo. Recebeu ainda a Menção Honrosa no Concurso Nacional para a Sede do Conselho Nacional de Engenharia, em Brasília. A comenda foi divida com os colegas Nelson Saraiva e Elizabeth Rego. Foi laureado com o primeiro lugar no Projeto de Reordenamento Urbanístico da Avenida Beira Mar, ao lado de Ricardo Muratori e Esdras Santos.
Prestigiado nacionalmente, o arquiteto e urbanista Fausto Nilo tem participado como conferencista de eventos em todo o País sempre tratando da temática urbana, crescimento das cidades e mobilidade urbana. Sócio presidente da Fausto Nilo Arquitetura, ao lado de Delberg Ponce de León, tem no currículo obras importantes para a cidade de Fortaleza. Entre elas, estão a reforma e a adaptação da Ponte dos Ingleses, o Mercado São Sebastião, a Nova Praça do Ferreira e o Centros Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Em outra seara, Fausto Nilo é reconhecido como um dos compositores do País com maior número de composições, cerca de 400 sucessos. Fausto Nilo ganhou dois Prêmios da Música Brasileira (antigo Prêmio Sharp), na categoria Melhor Música Popular, em 1987 e 1995, e o troféu Playboy em 1982. Suas canções são interpretadas por Ednardo, Fagner, Gal Costa, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Dominguinhos, Moraes Moreira, Simone, Amelinha, Lulu Santos, Pepeu Gomes e Luiz Gonzaga, entre outros grandes nomes da música brasileira.
Fonte:quixeramobimagora.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.