O Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa será palco do Cine Itinerante SP. Na próxima terça-feira (31), às 10h, as internas assistirão ao filme “A musa impassível”, da diretora Marcela Lordy, dentro da programação do projeto que objetiva levar cinema à comunidade. Além do presídio feminino, o Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) também participará da mostra. Oprojeto é anual e atenderá escolas públicas, Rede Cuca e unidades prisionais.
A mostra leva filmes recém-lançados e premiados em festivais de cinema nacionais e internacionais, todos selecionados de acordo com o perfil da instituição atendida. Para Wolney Oliveira, diretor do Cine Ceará, o projeto é importante para democratizar a sétima arte. “Precisamos disseminar o cinema em nossa cidade, mostrar que não há barreiras sociais, nem culturais, tampouco geográficas para apreciar um bom filme”, avalia.
É a primeira vez que unidades prisionais fazem parte da mostra. Para o titular da Sejus, Hélio Leitão, a iniciativa é de extrema relevância por levar cultura a esses espaços, auxiliando na humanização e ressocialização do sistema penitenciário. "Iniciativas como essa estão em total acordo com a gestão de humanização que estamos desenvolvendo. Essas pessoas encarceradas estão privadas de sua liberdade, mas devem ter todos os demais direitos assegurados, inclusive o direito à cultura", reforça Leitão.
“A musa impassível”
Adrine é neta de armênios, Edivaldo é filho de pernambucanos. Ela tem Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e aspira à imobilidade. Ele tem ausências que o paralisam completamente. Adrine é casada com Adilson, um homem embrutecido que não suporta ser tocado pela mulher. Edivaldo quer casar-se com Gladis, improvável aspirante ao mundo fashion. Adrine deseja não ser notada. Edivaldo precisa ser alguém para reconquistar sua noiva. Numa manhã, as vidas de Edivaldo e Adrine se cruzam na região da Luz por causa de uma laranja quase madura. Entre monumentos históricos, esculturas, pessoas de origens e sonhos diversos, Edivaldo e Adrine compartilham uma jornada de reconhecimento e aceitação sem imaginar que o que vivem, na verdade, é uma linda história de amor.
Serviço:
Cine Itinerante SP no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa
Data: 31 de março (terça)
Horário: 10h
Endereço: BR 116, km 27
Fonte : Assessoria de Imprensa da Sejus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.