As secretarias de Saúde do Estado e municipais abriram, neste sábado, o dia D de mobilização da vacinação nos municípios de Fortaleza e Caucaia, devendo a ação acontecer novamente hoje, das 8 às 17h. A estimativa é vacinar 1.125.085 pessoas até o dia 18 de abril, data de encerramento da campanha "Sarampo mata: única prevenção é a vacina".
Em Fortaleza, muitos pais e mães atenderam ao apelo da campanha e levaram seus filhos para os postos de saúde, mesmos em bairros onde não houve maiores registros do sarampo. Esse foi o caso do Mucuripe, onde de 2014 para cá, houve cinco ocorrências, e no Centro e Praia de Iracema, com apenas uma ocorrência.
No Posto de Saúde Flávio Marcílio, no Mucuripe, a gestora Lucila Lins, disse que a busca pela imunização e também pela redução no número de doentes, também é uma consequência do trabalho de varredura, executado pela Regional II.
Lucila Lins diz que há a necessidade desse trabalho ininterrupto de conscientização, haja vista o alto poder de contágio que o sarampo oferece. "Passamos muito tempo sem registrar essa enfermidade, mas agora chegou e é preciso uma grande mobilização da sociedade", disse.
Diversificação
Já no Posto de Saúde Paulo Marcelo, no Centro, a gestora Maria Auxiliadora de Freitas, destacou a grande procura de pessoas com diferentes faixas etárias. Além das crianças, muitos adultos aproveitaram o dia para a vacinação. "São muitas as pessoas que buscam o nosso posto, não apenas de outros bairros de Fortaleza como até de municípios vizinhos, da Região Metropolitana, como é o caso de Eusébio e Horizonte", informou.
Auxiliadora diz que há, por conta dessa demanda, uma oferta de vacinas, que sempre recompõe os estoques, somando cerca de 2.700 unidades, para atender de 23 de março até 18 de abril, por ocasião do encerramento da campanha. Esse aumento na oferta também se deu pela ampliação da faixa etária para a vacinação contra o sarampo, que vai até 29 anos de idade e a alta incidência da doença entre a população de 5 a 29 anos. Do total de 90 casos de sarampo confirmados este ano no Estado, em 44 casos, 55,6% do total, as pessoas tinham de 5 a 29 anos.
Com o surto, 788 pessoas tiveram a doença desde o primeiro caso, no dia 25 de dezembro de 2013, até agora em 37 municípios cearenses. O sarampo é uma doença grave, altamente transmissível de pessoa a pessoa através de secreções ao falar, tossir e respirar.
O designer Márcio Magalhães aproveitou a manhã para vacinar o filho Mateus, de 5 anos, e a si próprio. Ele manifestou sua preocupação com o surto de sarampo e as sequelas que a doença causa. "É uma prevenção que se coloca como uma obrigação para os pais", disse.
Ainda hoje, todos os postos de saúde de Fortaleza estarão abertos para vacinar a população de cinco a 29 anos contra o sarampo. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza a vacina dupla viral que imuniza a população contra o sarampo e a rubéola. As crianças e os adultos devem ser vacinados de forma indiscriminada, ou seja, independentemente de terem tomado a vacina anteriormente precisam receber a dose extra.
Fonte:diariodonordeste.verdesmares.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.