Depois de ampliar as ações no programa de bicicletas compartilhadas em Fortaleza, que têm por base as experiências de Paris, a Prefeitura planeja também trazer o sistema de carros compartilhados existentes naquela cidade. Em visita à capital francesa nosábado (21), o prefeito Roberto Cláudioesteve em uma das 900 estações desse tipo e afirmou: “Creio ser possível pensarmos também na implantação desse sistema em Fortaleza, ajudando a retirar mais carros das ruas, visto que vamos poder ver ocompartilhamento de um mesmo veículo por várias pessoas no mesmo dia, alem de ajudar a reduzir a emissão de carbono”.
Para Roberto Cláudio, esse programa deverá ter boa aceitação em Fortaleza, haja vista aresposta positiva da população durante aimplantação do sistema de bicicleta compartilhada. Inclusive já ficou acertadauma reunião técnica entre especialistas em mobilidade da Prefeitura e a equipe doAutolib.
O sistema francês conta, hoje, com 3 mil veículos elétricos e mais de 75 mil usuárioscadastrados, realizando uma média de 15 mil viagens por dia, o que dá uma média decinco viagens por veículo. A adesão ao sistema de carro compartilhado surpreendeu a própria prefeitura que fez a concessão para a implantação do sistema e tem ajudado aretirar carros das ruas e a reduzir a poluição. A capital francesa considera a experiência um sucesso e já planeja expansão do serviço para outros municípios da Região Metropolitana. Outras cidades do mundo estão aderindo ao mesmo sistema, como Londres e Indianápolis.
Em audiência na Prefeitura de Paris, onde foi recebido pelo vice-prefeito Jean-Louis Missika, que coordena os projetos de Urbanismo e Arquitetura da Grande Paris (o equivalente à Região Metropolitana de Fortaleza), o prefeito Roberto Claudio pode constatar os avanços que a capital francesa obteve desde que colocou a bicicleta como equipamento de transporte coletivo na cidade. Atualmente, o Velib, implantado em 2001, funciona com 1.800 estações e 26 mil bicicletas, o que permite que mais de dois milhões de pessoas utilizem o sistema todo mês.
Segundo o prefeito Roberto Claudio, que também fez uma apresentação sobre o sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza, “é possível pensar na ampliação do nosso modelo, incorporando as experiências que Paris já tem nesse setor. A partir de agora, deveremos estreitar os laços, aproximando nossos técnicos da equipe francesa, para que possamos usufruir de todo o know how que Paris já detém”, disse.
Fonte:diariodonordeste.verdesmares.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.