As primeiras chuvas deste ano começaram a cair, embora de forma ainda não suficiente para resolver a situação da Seca, mas já servem para acalentar e aumentar as esperanças em um bom inverno. Justamente com essas precipitações são redobrados os trabalhos da coordenadoria de Vigilância e Saúde, da Secretaria de Saúde de Quixeramobim, em relação à prevenção da Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.
Conforme Cedrick Fernandes, responsável pelo setor, a população tem que ficar atenta aos cuidados básicos de prevenção: não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas e etc. É importante vedar bem as caixas d’água, tambores, latões, cisternas, entre outros. É dessa forma que se diminui a proliferação do mosquito.
Cedrick ressaltou que é importante ficar atento ao armazenamento da água de chuva: “A gente pede principalmente aqueles que forem armazenar água de chuva que lavem bem os recipientes, porque esses depósitos são propícios para a criação de ovos do mosquito. É bom lembrar que mesmo depois de algum tempo os ovos do mosquito em contato novamente com a água pode eclodir”.
Ainda conforme Cecrick, a água de chuva pode ser uma transmissora de outros tipos de doenças, e que filtrar ou fervê-la antes de utilizá-la é sempre importante: “É preciso ter cuidado com a água de chuva, tendo em vista que estas são as primeiras precipitações dessa nova estação, e essa água pode estar contaminada com diversas doenças, como: diarreia, hepatites e leptospirose”, disse.
A participação da comunidade no combate a Dengue é a arma mais eficiente para tentar diminuir a incidência da doença em Quixeramobim. Faça sua parte!
Fonte:quixeramobim.ce.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.