domingo, 11 de janeiro de 2015

SEMIÁRIDO Fazenda Normal transformada em Centro de Convivência

Quixeramobim. Considerada um dos principais patrimônios do Estado e de estudos tecnológicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), a Fazenda Normal terá suas ações de pesquisa ampliadas em 2015. Segundo o presidente da Ematerce, engenheiro agrônomo José Maria Pimenta, a unidade rural foi transformada num Centro de Convivência com o Semiárido. Agora, além de especialistas e técnicos, estudantes universitários poderão difundir técnicas e desenvolver práticas de campo, tanto na área da agricultura quanto da pecuária.
Para receber o novo modelo de formação, o governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), investiu R$ 400 mil. Com a nova estrutura, a Fazenda Normal, localizada no município de Quixeramobim, ocupando uma área de 1.507 hectares, passou a contar com alojamentos para 50 pessoas, banheiros com acessibilidade, áreas de circulação, sistema de climatização das instalações, nova rede de energia elétrica, cozinha e refeitório para os pesquisadores e aprendizes poderem permanecer por um maior período no campo de pesquisas e estudos.
Ainda no período de transição para o atual governo do Estado, para a gestão de Camilo Santana, José Maria Pimenta aguarda o posicionamento do governador recém-empossado acerca de sua participação no novo Governo. Mas, segundo ele, em breve os convênios serão iniciados entre universidades junto à Ematerce, para utilização do novo Centro de Pesquisas. Nele, além de aproveitarem os recursos naturais, terão como opção tecnológica a rede do cinturão digital instalada na Fazenda. Graças a ela poderão difundir conhecimentos com outros núcleos por meio de videoconferências.
De acordo com a gerente da Fazenda Normal, Evanira Fraga Bacelar, vários institutos e universidades estão interessados em utilizar os novos mecanismos da unidade por meio de parceria e participar dos cursos realizados pela Ematerce. Além dos universitários, técnicos e agricultores familiares também terão essa oportunidade. A Ematerce aguarda apenas o enceramento do período de estiagem para dar início às formações em diversas áreas agropecuárias, incluindo a apicultura, uma das áreas mais desenvolvidas na Fazenda.
Intercâmbio
A gerente ressalta a disponibilização dos equipamentos de videoconferência como uma das mais importantes conquistas para o centro de pesquisas e formação. Por meios dele, será possível realizar o intercâmbio entre diferentes institutos e universidades e até com outros países. Ela cita, como exemplo, Israel, país com o qual foi assinado um Termo de Intenção para a instalação de uma fazenda-modelo nos moldes das técnicas de manejo adotadas no país do Oriente Médio, os "kibutz".
Recentemente a Gerência de Apoio Técnico (GEAT) da Ematerce passou a executar um projeto piloto de uma nova Unidade Didática de Convivência com o Semiárido, implantando barragens de contenção de sedimentos e terraceamento de bacias de captação de águas. O projeto surgiu a partir da preocupação com as ações de agricultores familiares cearenses, que vêm adotando de forma indiscriminada o desmatamento, comprometendo a cobertura vegetal do solo levando à erosão.
Essa prática é inadequada, representando problemas relacionados à qualidade dos recursos hidroambientais, trazendo prejuízos para a economia do setor agrícola cearense, com o empobrecimento do solo. As barragens de contenção estão sendo construídas ao longo do leito de riachos que desaguam nos açudes da Fazenda.
A Fazenda Normal fica localizada no distrito e Uruquê, no município de Quixeramobim. Além da nova estrutura, na propriedade estão localizadas 11 unidades didáticas dos seguintes produtos: coco, laranja, manga, sapoti, acerola, uva, goiaba, caju anão-precoce, bovinocultura e ovinocaprinocultura. Dispõe, ainda, de duas salas de treinamento com capacidade para 30 treinandos cada. Quatro açudes completam os atrativos do lugar. Toda essa estrutura está à disposição dos estudiosos da área que buscam ampliar os seus conhecimentos sobre os trabalhos de assistência técnica e extensão rural desenvolvidos no Estado do Ceará.
De acordo com José Maria Pimenta, ao longo de sua existência, a Ematerce vem semeando tecnologia, no campo, ao alcance de todos - como reza seu slogan - e transformando, para melhor, a vida dos agricultores e de suas famílias, dando, assim, sua parcela de contribuição para atenuar a pobreza e evitar o êxodo rural, sobretudo no período de prolongadas estiagens.
Ele destaca, ainda, que a Ematerce busca a sustentabilidade do setor agropecuário cearense, mediante ações extensionistas, capazes de gerarem emprego e renda. "É da competência da Ematerce executar, respaldada nos princípios éticos e profissionais, as políticas agrícolas, com a implementação dos programas e projetos dos governos estadual, municipal e federal e instituições afins. O grande desafio da empresa é a gradual universalização da assistência técnica e extensão rural aos agricultores, sobretudo os de base familiar", completa
Mais informações:
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) Av. Bezerra de Menezes, 1900
São Gerardo - Fortaleza/CE
Fone: (85) 3101.2416
Fonte:diariodonordeste.verdesmares.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.