terça-feira, 7 de julho de 2015

Reunião define estratégias para Encontro Regional do Projeto Capacidades do TCM





Foi realizada na manhã desta terça-feira, 07, no Gabinete do Prefeito Municipal, uma reunião entre secretários municipais e diversos segmentos da administração com a coordenadora Operacional do IESWA (Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara) Júlia Pessoa, no intuito de discutir o Programa Capacidades, desenvolvido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM).

O "Capacidades" é um programa educacional que promoverá, em 2015, capacitação para gestores e servidores, estudantes e população em geral. O objetivo é auxiliar as administrações públicas municipais na obtenção de melhores resultados dentro da prestação de serviços públicos, bem como reduzir a possibilidade de irregularidades por falta de preparo técnico, além de estimular a participação da sociedade no acompanhamento dos gastos governamentais.


A programação é composta de cursos presenciais e a distância. A parte presencial, de caráter prático e ilustrativo, será realizada através de 15 eventos regionais, em cidades estrategicamente selecionadas, para onde convergirão municípios vizinhos, de forma a contemplar os 184 de todo o Estado. Nela o TCM inseriu atividades do Projeto Educar Para o Controle Social, que, via palestras e atividades lúdicas, busca inserir a comunidade estudantil no contexto da participação cidadã e do controle social.

Em Quixeramobim, o encontro regional do “Projeto Capacidades” está previsto para ocorrer nos dias 04 e 05 de agosto, e deverá contar com a participação de diversos representantes dos municípios da região centro do Estado. As capacitações ocorrerão na Escola Humberto Bezerra e no Polo UAB. Ainda neste período escolas da rede pública devem receber palestras e participarem de uma gincana que tem o objetivo de fortalecer a aproximação da sociedade com o TCM e assim exercer ainda mais o controle social.

Saiba mais
O TCM promove o "Capacidades" por meio do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa) e conta com os seguintes parceiros institucionais: Tribunal de Contas da União; Controladoria Geral da União Regional do Ceará; Assembleia Legislativa do Ceará / Universidade do Parlamento do Ceará (Unipace); Tribunal de Contas do Estado do Ceará / Instituto Plácido Castelo (IPC); Ministério Público Federal; Ministério Público Estadual / Escola Superior do Ministério Público (ESMP); Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará / Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP); Secretaria de Cidades do Estado do Ceará / Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci); Secretaria da Fazenda do Ceará; Conselho Regional de Contabilidade; e SEBRAE /CE.
Fonte:PMQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um Repórter voluntario , deixe sua sugestão de pauta em nosso blog , sua ajuda é de fundamental importância para nosso trabalho.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.